governança compliance antissuborno

Evolução no ISO TC 309 : Governança, Compliance e Antissuborno

Design by Freepik

Após a realização da reunião do TC 309 (que aborda temas de Governança e inclui as normas ISO 19600 e ISO 37001) no início de novembro em Nova Delhi /Índia, atualizo neste artigo a evolução normativa sobre governança, compliance e antissuborno.

NORMAS/DOCUMENTOS EM DISCUSSÃO NO ISO/TC 309

ISO 37000 – Diretrizes para a governança de organizações, no estágio atual de CD (*), em preparação do documento DIS (*), com previsão de publicação para o último trimestre de 2020. O documento contém orientações sobre governança organizacional, como definições, contexto, 10 princípios, estrutura, além de práticas, ferramentas e recursos para uma boa governança.

Manual (Handbook) com orientações sobre o Sistema de Gestão Antissuborno conforme a ISO 37001 – contém esclarecimentos sobre suborno, sistemas de gestão, certificação, primeiros passos, e sobre os requisitos desta norma. Além disto, traz anexos com exemplos e estudos de caso. Ele foi aprovado em outubro passado, estando atualmente em fase de edição final para publicação no primeiro trimestre de 2020. Está em estudo a criação de uma página de internet para este Handbook.

ISO 37002 – Diretrizes para sistema de gestão de denúncias (whistleblowing), em fase CD (*), sendo elaborado um segundo documento rascunho do Comitê, com prazo previsto para publicação para junho/21. O documento contém a mesma estrutura das normas de sistemas de gestão (como a ISO 37001).

ISO 37301 – Sistema de Gestão de Compliance – Requisitos com orientações para uso, em fase CD (*), em preparação do documento DIS (*), com previsão de publicação para o último trimestre de 2020. Tal especificação se baseia na ISO 19600 (e na ISO 37001), e será objeto de certificação.

ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno – Requisitos com orientações para uso, com análise sistemática prevista para último trimestre de 2021 e primeiro trimestre de 2022.

POTENCIAIS NOVAS NORMAS/DOCUMENTOS NO ISO/TC 309

Norma de sistema de gestão para controles antifraude – grupo dentro do Comitê TC 309 discutiu durante 2019 a necessidade e oportunidade para abertura de NWIP (*), prevista para o primeiro trimestre de 2020, podendo ou não ser certificável. O grupo identificou estudos que apontam que as fraudes atingem 85% das organizações causando perdas de cerca de 7% de seu volume de negócios anual (representam perdas de cerca de US$ 4 trilhões anuais para a economia global). Não foram identificadas normas existentes na ISO sobre o assunto.

Futuros itens de trabalho – estão sendo discutidos potenciais itens de trabalho futuros, como um modelo de maturidade da governança (proposta da Índia), e indicadores para governança/prestação de contas/tomada de decisões (proposta do WBCSD – World Bussiness Council for Sustainable Development).

Continuamos acompanhando e informando sobre estes importantes processos normativos para o avanço da cultura e gestão de governança, compliance e antissuborno!

Glossário (*)

NWIP – New Work Item Proposal –proposta para nova norma

CD – Comitee Draft – estágio de Comitê

DIS – Draft International Standard – estágio de consulta, anterior ao estágio de aprovação

TC – Technical Commitee (Comitê Técnico)

Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão inclusive nas Normas ISO 37001 – antissuborno, ISO 19600 e NBR 19601– compliance. 

Saiba mais sobre este assunto em nossos posts relacionados:

Atualização Normativa ISO – Governança, Compliance e Antissuborno

Reflexões sobre a Avaliação dos Programas de Integridade (Leis Anticorrupção)

Causa e Consequência, Versões e Verdades: O Movimento Anticorrupção Global Está Evoluindo?

Brasil despenca em ranking de percepção da corrupção: os riscos e as exigências aumentam!

Compliance e a Evolução dos Direitos Humanos

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há 19 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, DSC 10000 e outros modelos.