Gamificação e os 8 Elementos Motivacionais

Introdução games e gamificação. Outros artigos!

Qual a relação entre Motivação e a Gamificação?

Há muito tempo se sabe que os games nos estimulam! Pessoas de todas as idades podem ficar horas em um mesmo jogo, extremamente motivadas esquecendo até da realidade que está a sua volta.

A indústria de games há muitos anos se especializa mais e mais em aprender e desenvolver técnicas para manter indivíduos motivados e engajados em terminar “missões”.

E o que é Motivação?

Motivação é o movimento para a ação. Ou seja, as razões que nos conduzem a realizar uma determinada ação.

Um trabalho só pode ser bem desempenhado se aquele que o executa tem motivação para fazê-lo. Para o ser humano, a motivação e a satisfação são necessidades muito importantes.

Várias coisas são capazes de nos motivar. Como por exemplo: superar um desafio, ficar mais bonito, ganhar um prêmio etc.

Tipos de Motivação

A motivação pode ser de 2 tipos:

motivação extrínseca aparece em função do desejo de reforço ou da fuga de uma punição (condicionamento).

Como por exemplo: tirar uma nota boa na prova, ganhar um chocolate ou não perder dinheiro.

Ou seja, são gatilhos externos que nos impulsionam, mas como geralmente são passageiros, esta motivação não dura muito.

motivação intrínseca é aquela que surge a partir de uma necessidade interna, um motivo pessoal.

Como por exemplo: cumprir uma missão, superar um desafio ou sentir que fez algo importante com um bem maior.

Esta motivação é mais profunda e gera resultados mais profundos e verdadeiros.

Os 8 Elementos do Modelo Octalysis

Analisando este fenômeno, Yu-Kai Chou, reconhecido game designer, percebeu que existem 8 tipos pontos que nos fazem prosseguir em uma situação de jogo. Com isso ele desenvolveu o Modelo Octalysis.

A figura abaixo mostra o octágono criado por ele:

Modelo Octalysis

 

gamificação motivação

 

1 – Significado – Meaning

Trata-se de dar um senso de propósito para o usuário. Oferecer uma experiência que tenha significado. Ele precisa se sentir parte de algo maior e no qual tem uma missão a cumprir. Um exemplo de tática de Gamification de Significado é oferecer tarefas especiais para os que tem melhor desempenho. Como por exemplo ser o líder ou mentor de determinada Fase. Importante identificar o que o público do projeto gamificado valoriza.

2 – Empoderamento – Empowerment

Nesta categoria o importante é promover a realização pessoal do usuário, o aumento do seu potencial. Superar problemas, mudar comportamento e desenvolver habilidades podem ser exemplos de desafios. Mostrar para os participantes do sistema que eles estão evoluindo, oferecer feedbacks constantes para que percebam que estão vencendo os desafios propostos.

3 – Influência Social – Social Influence

Somos seres sociais e com isso nos importamos com as opiniões e desempenho de nosso grupo. Este tipo de motivação é frequentemente utilizada em comparações nas redes sociais, rankings, competições etc. Muitas pessoas precisam de um empurrãozinho dos amigos para fazer as coisas. O Pokemon Go foi um exemplo de motivação social. Muitos preferiam caçar Pokemons em grupo do que sozinhos.

4 – Imprevisibilidade – Unpredictability

O imprevisível atrai. Os usuários podem gostar de surpresas como baús com tesouros desconhecidos, travas e sorteios.

5 – Aversão a Perda – Avoidance

A Neurociência já deixou claro que o ser humano lida mal com as perdas. Preferimos não perder do que ganhar. Na gamificação não é diferente. Ex: somos motivados a manter a atenção para não perdermos, por exemplo, pontos.

6 – Escassez – Scarcity

Limitar os prêmios, bônus e tarefas diárias que precisam ser cumpridas é uma maneira de reforçar o engajamento e fazer com que os envolvidos valorizem as missões cumpridas; é uma maneira de criar expectativa para o próximo nível/desafio do sistema.

A sensação de que algo é único ou escasso como cards raros, promoções relâmpago também estimulam, e nos levam a ação.

7 – Posse – Ownership

Alguns usuários gostam de sentir que estão acumulando coisas. Ex: medalhas colecionáveis, estilo complete-o-álbum-de-figurinhas;

8 – Conquista – Accomplishment

Trata-se do polo com as táticas mais conhecidas, baseadas em ganhar coisas arbitrárias como recompensas. Ex: pontos, medalhas, subir de nível.

Conclusão

 

 

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