Amigos,
2018 ficou para trás, e iniciamos mais um marco no tempo, fortemente marcado pela tecnologia!
O acróstico de língua inglesa VUCA – volatility, uncertainty, complexity e ambiguity está sendo muito usado para representar o estado atual do ambiente político, econômico, socioambiental, cultural e tecnológico. Todos estamos envolvidos na MUVUCA… Da ansiedade… da Lei de Moore (aquela das transformações exponenciais que moldam o mundo tecnológico e a nossa realidade), da globalização e da conectividade.
O imaginário coletivo está imerso nas discussões tecnológicas de inteligência artificial e robotização (que já eram objeto dos futuristas da minha infância, como Isaac Asimov). O recém nascido ano de 2019 foi o tempo do cultuado filme Blade Runner (onde a fronteira entre os humanos e replicantes fabricados era tênue). Creio que ainda estamos distantes deste mundo, e não estamos enfrentando um apocalipse mundial “zumbi”, e sim mais um momento de destruição criativa (seja a de Schumpeter ou do oriental Shiva).
Passamos por grandes transformações da sociedade… e neste ambiente, é imprescindível nos mantermos centrados nos propósitos e valores humanos. Na integridade pessoal e organizacional. Atentos às consequências de nossos atos sobre os companheiros de MUVUCA. Fazendo valer o upgrade de Maquiavel: “os fins nobres justificam os meios nobres”.
Então, o que podemos desejar neste espaço-tempo 2019-VUCA é:
uma boa energia para continuar as transformações em direção a um mundo centrado na sustentabilidade e na felicidade humana, e não àquele sombrio do Blade Runner;
um bom nível de consciência interior para poder viver com abertura, saúde e atenção plena; e
um bom discernimento para suplantarmos a pirâmide individualista de Maslow, em direção a um nível de consciência espiritual (a de Richard Barrett), onde buscamos significado, colaboração, fazer a diferença e prestar serviços à humanidade.
Mudanças, vamos lá!! Navegantes, está aberta a nova temporada!!!
Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria
Pingback: Gestão de riscos, tomada de decisões e estresse