Muito se fala atualmente sobre as tecnologias exponenciais como uma macrotendência – aquelas que dobram de número a cada 18 meses, como o chip, mas também a impressora 3D, a nanotecnologia e automação, dentre outras… Mas pouco se falou sobre o impacto destas tecnologias no ser humano, como a ansiedade e o estresse…
Hoje temos muito mais emails para ler, conhecimento para absorver, tecnologias para entender, aplicativos para usar, livros/filmes/séries para consumir, grupos para participar, redes para interagir, decisões a tomar, opções a avaliar…
Mas o reverso da medalha é cruel. Parafraseando o ex-jogador/técnico de futebol Murici Ramalho: “a velocidade pune” – análises falhas, decisões piores, comportamentos interesseiros e antiéticos, desconexão emocional, foco no curto prazo… E o tempo? E a qualidade nas relações? E os valores e propósito? É muito foco no pão, pouco no nosso, em cada dia cada vez mais “curto”… Há tantas oportunidades… mas tantos riscos…
Se você me perguntar sobre as perspectivas para o próximo ano que está chegando, eu só consigo pensar em como me melhorar antes de tudo: encontrar meu equilibro, encontrar a paz interior em meio a esse mundo turbulento, ser positivo mesmo diante de tanto risco, sofrimento, injustiça, corrupção moral, Trumps e Ps (PMDB, PSDB, PT, PP, etc.). Buscar a sustentabilidade pessoal para irradiar e contribuir para a sustentabilidade humana e planetária.
É o que posso desejar a todos neste próximo ciclo: se encontrar, rever valores e sua ética pessoal, cultivar a resiliência… Seguir Gandhi: ser a mudança que queremos ver no mundo!
Boas Festas, e um 2018 com viés de alta em todas as dimensões de sua vida!
Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria