No dia 10 de março passado foi noticiada pela ABNT a publicação da versão brasileira da nova norma ISO 37001 – Sistemas de Gestão Antissuborno, depois do período de Consulta Nacional para comentários da sociedade entre 25/01 e 22/02 (para elaborar a NBR ISO 37001, foi feita uma tradução fiel à ISO 37001, sem adições de requisitos).
Esquemas de Certificação dos Países
Como comentado em artigo anterior, a norma ISO 37001 é, de forma similar às normas de sistemas de gestão da ISO (como a ISO 9001, 14001, etc.), objeto de um sistema de certificação com acreditação governamental.
Como a ISO 37001 foi publicada há cerca de 5 meses apenas, consideramos interessante informar sobre o estágio de implementação dos esquemas nacionais de certificação:
– Reino Unido
A UKAS (United Kingdom Accreditation Services – entidade responsável pelo sistema de certificação e acreditação) está na etapa de avaliação da demanda e planejamento deste esquema;
– Itália
A ACCREDIA (organismo italiano de acreditação) está em estágio avançado de discussão, com estimativa de publicação dos critérios nos próximos meses.
– Estados Unidos
A ANAB (ANSI-ASQ National Accreditation Board – entidade responsável pelo sistema de certificação e acreditação) está desenvolvendo o critério para esta certificação, e concomitantemente já está aceitando a participação de entidades certificadoras no processo de acreditação para esta norma;
– Brasil
Ainda não há uma informação clara sobre prazo para publicação destes critérios pelo INMETRO (órgão governamental responsável pelo sistema de certificação e acreditação nas normas de sistemas de gestão da ISO).
Vale comentar por fim que a ISO/CASCO (Comitê da ISO responsável por desenvolver políticas e publicar normas relacionadas à avaliação de conformidade) publicou em outubro de 2016 a norma ISO/IEC TS 17021-9:2016 – Conformity assessment — Requirements for bodies providing audit and certification of management systems – Part 9: Competence requirements for auditing and certification of anti-bribery management systems. Tal norma complementa a ISO/IEC 17021‑1, norma de base para o processo de certificação, e servirá como subsídio à qualificação de auditores para a certificação da ISO 37001.
Como vemos, em breve o movimento de certificação acreditada da ISO 37001 se tornará realidade.
Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria
Consulte nossos serviços de Consultoria, Treinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão de Compliance/Integridade, inclusive nas Normas ISO 37001 – antissuborno e ISO 19600 – compliance.
Pingback: A Psicologia da Corrupção
discoverot
Pingback: Gestão de Compliance e ISO 37001
Pingback: Corrupção brasileira
Pingback: Ameaças ao Desenvolvimento Sustentável
Pingback: Conduta, Responsabilidade Social e Integridade
Pingback: Certificacao ISO 19600 e ISO 37001
Pingback: Certificação ISO 37001
Pingback: GESTÃO DE COMPLIANCE E ANTICORRUPÇÃO – NORMAS ISO 19600 E 37001 EM ALTA NO BRASIL – Ellux Consultoria
Pingback: PROGRAMA DE INTEGRIDADE, SUA APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO – Ellux Consultoria
Pingback: gestão de compliance e anticorrupção.
Pingback: norma brasileira NBR 19601 - Sistema de Gestão de Compliance