1 – Diagnóstico impreciso
Fundamental saber para quem estamos criando a Solução Gamificada. Dados dos participantes como: idade, geração, gênero, origem geográfica, grau de alfabetização e escolaridade, hábitos, uso da informática, eletrônicos, atividades que apreciam, e outros, podem ajudar e muito no desenvolvimento de uma Solução. Importante também considerarmos a cultura e os objetivos tanto da Empresa como dos Jogadores.
2 – Ausência de Desafios e Progressões
Quando a Gamificação é fácil demais com poucos desafios a serem cumpridos e/ou ausência de etapas de progressão, a jornada . Com isso o jogador realiza apenas tarefas que já sabe ou domina, fica sem propósito e pode considerar o jogo entediante. É importante ele conseguir visualizar sua Jornada. Como acontece na vida, não sabermos onde estamos e onde queremos chegar pode nos distrair e imobilizar.
3 – Desequilíbrio entre Competição e Colaboração
Soluções Gamificadas que exageram na competição suprimindo a colaboração podem atrapalhar os resultados esperados. A colaboração é uma aliada no engajamento dos participantes. Não estabelecer possibilidades de conexão, comunicação, ajuda e ranking entre os participantes pode desmotivar os jogadores.
4 – Regras complicadas e/ou muito complexas
Se as regras não forem claras e/ou se forem muito complexas, o usuário pode desistir já nos primeiros momentos. Explicações e entendimento do que deve ser feito, como deve ser realizado e para quê são relevantes. Quanto mais claro e sucinto, melhor. Em muitos casos é interessante utilizar exemplos, simulações, desenhos, modelos, enfim tudo que possa facilitar o entendimento de cada etapa.
5 – Falhas no Sistema de Pontuação e Premiação
Muitas soluções gamificadas utilizam sistemas de pontuação e premiação. Falhas nesta tabulação podem atrapalhar. As pessoas geralmente são refratárias quando se sentem injustiçadas ou com alguma perda.
6 – Ausência de feedbacks e de celebrações
É muito importante o jogador receber feedbacks relativos a sua performance. Os feedbacks trazem indicativos ao jogador de como está sua progressão durante a Jornada e se ele está conseguindo cumprir os desafios propostos. Celebrar as pequenas conquistas alcançadas também é aconselhável. Quando somos reconhecidos e gratificados por nossas conquistas, liberamos a dopamina que nos dá a sensação de prazer e de missão cumprida nos impulsionando a irmos em direção a novas conquistas. (Exemplos: feedbacks positivos, pontos, prêmios, possibilidades de avanço para outras etapas e outros.)
7 – Falta de elementos divertidos
A diversão é inerente as Soluções Gamificadas. A falta de diversão pode tornar a experiência entediante, sem motivação e com poucos resultados atingidos. Conforme Nicole Lazzaro existem 4 tipos de diversão: Easy Fun, Social Fun, Hard Fun e Serious Fun. Mas isto já é assunto para um próximo post!
Rosa A Epelbaum – diretora da Ellux Consultoria
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Os principais benefícios da Gamificação
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SUCESSO NA GAMIFICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O PERFIL DOS JOGADORES!
COMO ESTRUTURAR UM SISTEMA GAMIFICADO
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