Nos posts anteriores, apresentamos diversas vantagens em utilizar um Sistema Gamificado como: diversão, mudança de hábitos, engajamento de funcionários e melhoria da aprendizagem.
Mas, como estruturar um Sistema Gamificado?
Algumas pessoas têm a impressão de que para elaborar um projeto de Gamificação é só inserir pontuações, premiações e ranking.
Mas na verdade não é bem assim, a estrutura de um bom Sistema Gamificado é complexa e exige inúmeras considerações, como, por exemplo:
- O meu jogo tem objetivos claros?
- Quais as motivações dos jogadores?
- O que o jogador precisa saber em cada momento do jogo?
- Esta gamificação está divertida?
- Qual o Tema?
- A mecânica está funcionando?
- Que problemas têm que ser resolvidos?
Game Design – A Deck of Lenses
Jesse Schell é um game designer que trabalhou detalhadamente estas questões.
Ele escreveu o livro: The Art of Game Design e desenvolveu um aplicativo para auxiliar na criação de jogos e gamificações: Game Design – A Deck of Lenses – gratuito e disponível para Android e IOS.
Esta ferramenta pode ser utilizada tanto no momento da criação como na fase final a fim de checar se o jogo foi bem feito e se não há falhas que devem ser corrigidas.
Gosto de utilizá-la na fase final da elaboração do Sistema Gamificado para checar se tudo está funcionando de acordo e se não me esqueci de algum elemento importante. É possível criar um check list versátil e personalizado.
O formato é bem interessante e prático: como o próprio nome sugere – Deck of Lenses – “baralho de lentes” ou lentes de feedback . São 112 princípios (mais o princípio do infinito). (Claro que dependendo do projeto nem todos os princípios serão aplicados.)
Cada princípio é apresentado em uma carta e a ideia é ampliar a visão em cada um destes conceitos que aparecem nos jogos – literalmente colocar uma lente sobre cada um deles.
Exemplos de princípios: beleza, obstáculos, história, surpresa, time, momentos, status, jornada do herói, quebra cabeça e outros.
Cada carta contem um conceito, uma ilustração, a explicação do conceito e algumas perguntas norteadoras para que você pense na sua Gamificação.
É possível ordenar estas cartas por diferentes perspectivas: do designer, do jogador, da experiência, do processo e do game. Também é possível tirar cartas aleatórias, ordená-las de diversas formas e classificar as cartas como favoritas.
A equipe da Ellux Consultoria esta a disposição para auxiliar você e sua empresa na estruturação de um Sistema Gamificado!
Rosa A Epelbaum – diretora da Ellux Consultoria
Consulte nossos serviços de Consultoria, Treinamento, Auditoria e Gamificação em Sistemas de Gestão e Sustentabilidade.
Para saber mais:
Gamificação, Diversão e Treinamentos
Gamificação e a Mudança de Hábitos
7 Fatores que podem atrapalhar o sucesso de uma gamificação
Os principais benefícios da Gamificação
Gamificação como ferramenta para melhoria da aprendizagem
Gamificação: Interessante ferramenta para engajar funcionários
Os principais benefícios da Gamificação
SUCESSO NA GAMIFICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O PERFIL DOS JOGADORES!
Pingback: A importância de conhecer o perfil do público-alvo para o sucesso de uma Gamificação! – Ellux Consultoria
Pingback: A importância de conhecer o perfil do público-alvo para o sucesso de uma gamificação!
Pingback: Gamificação: interessante ferramenta para engajar funcionários