Maiores Mudanças Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001
Concluí, na semana passada, um curso de Lead Assessor nas revisões 2015 das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. E a percepção é de que talvez as maiores mudanças destas normas sejam:
- foco em valor agregado do sistema de gestão (o que inclui o maior alinhamento com a gestão empresarial, e uma documentação mais racional e integrada a outros sistemas de gestão);
- apoiar a adaptação a um mundo em mudança e a ambientes e cenários mais complexos;
- o fortalecimento do papel e responsabilidade da alta direção da organização para como a gestão da qualidade e meio ambiente.
Neste texto abordarei as mudanças referentes à liderança (deixando outras alterações para textos futuros).
Liderança Norma ISO 9000:2015
Inicialmente, vale comentar o princípio da Liderança, um dos sete expressos na norma ISO 9000:2015: “Líderes em todos os níveis estabelecem uma unidade de propósito e direcionamento e criam condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos da qualidade da organização”. Esta liderança permite às organizações alinhar as suas estratégias, políticas, processos e recursos para alcançar os seus objetivos, gozando de benefícios como melhoria da capacidade da organização e de seu pessoal em fornecer os resultados desejados (com consequente aumento da eficácia e da eficiência), melhoria na coordenação dos processos e melhoria na comunicação. A liderança poderia exercer seu papel através de diversas ações e atitudes, como criar, comunicar e manter missão, visão, valores, estratégia e cultura apropriados; ser um exemplo positivo (e assegurar que os lideres em todos os níveis também o sejam), e inspirando, incentivando e reconhecendo as pessoas.
Normas ISO 9001 e 14001
As mudanças nas normas ISO 9001 e 14001 ocorreram em vários requisitos, tendo efeitos sobre a construção, manutenção e auditoria do Sistema de Gestão, ponto de vista sob o qual comentarei:
- a auditoria com a Alta Direção deve envolver uma identificação e avaliação do contexto da organização em questões externas (p.ex. através de análise de diversos cenários, como político, econômico, social e legal) e internas, bem como as necessidades e expectativas das partes interessadas;
- dentro da nova abordagem da mentalidade de riscos, o auditor deve avaliar se a organização considerou os riscos e oportunidades para alcançar os resultados pretendidos, prevenir efeitos indesejados e alcançar a melhoria do negócio (incluindo o planejamento de ações para trata-los), no que tange à qualidade e meio ambiente;
- o auditor deve avaliar se os objetivos (e os planos para atingi-los) foram definidos, implementados e monitorados (item que foi mais reforçado na ISO 9001, alinhando-se ao texto mais detalhado da ISO 14001);
- as responsabilidades da Alta Direção foram reforçadas (mais ainda na ISO 14001), incluindo assegurar a compatibilidade da política e objetivos com o contexto e direcionamento estratégico, assegurar a integração dos requisitos do sistema de gestão nos processos de seu negócio, promover a abordagem de processo e a mentalidade de risco (mais explícito na ISO 9001) e apoiar outros níveis de gestão a demonstrar sua liderança em seus processos. Não é mais obrigatória a função de representante da Alta Direção, cujas responsabilidades são atribuídas diretamente ao corpo diretivo da organização, reforçando-se o papel da liderança para a gestão;
- a análise crítica do sistema de gestão agora avalia também o seu alinhamento com o direcionamento estratégico da organização. Na norma da qualidade, adicionou também a extensão do alcance de objetivos da qualidade (item já constante da versão anterior da ISO 14001) e da eficácia das ações para abordar riscos e oportunidades.
Auditorias ISO 9001:2015 e 14001:2015
Neste sentido, as auditorias com a alta administração tendem a ser mais longas, com mais requisitos a abordar, em uma conversa mais abrangente sobre o nível estratégico da organização. Parece haver uma necessidade dos auditores de ampliar suas competências, incluindo uma visão maior sobre administração e gestão empresarial.
O curso de Lead Assessor que fiz já contemplou um capítulo sobre contexto da organização, teoria geral da administração, planejamento estratégico e ferramentas como Análise SWOT (Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), Balanced Scorecard, análise de portfólio, etc.
Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria
Quer saber mais?
Consulte nossos serviços de Consultoria, Treinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão da Sustentabilidade e Meio Ambiente, inclusive nas Normas ISO 14001 – ambiental e ISO 26000 – responsabilidade social.
Pingback: Distinções entre Compliance ISO 19600 e Antissuborno ISO 37001
Pingback: Gestão de Meio Ambiente e Energia
Pingback: Normas ISO 9001:2015 e 14001:2015 mudanças
Pingback: Normas ISO 9001 e 14001
Pingback: GESTÃO DE COMPLIANCE E ANTICORRUPÇÃO – NORMAS ISO 19600 E 37001 EM ALTA NO BRASIL – Ellux Consultoria
Pingback: certificações ISO 14001 e ISO 9001