Várias iniciativas mundiais procuram tornar as cidades mais sustentáveis, como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (e seus 17 Objetivos) e o Habitat – Programa para os Assentamentos Humanos, ambos da ONU. Quero comentar aqui sobre a ISO 37101, outra iniciativa alinhada às citadas. Esta norma certificável de requisitos é a primeira norma internacional sobre sistemas de gestão para o desenvolvimento sustentável em comunidades (incluindo cidades), publicada em 15/07/2016. Ela foi desenvolvida para ajudar os líderes a criar uma visão para o futuro de suas comunidades (incluindo cidades), consideradas como bases para a sustentabilidade de toda a sociedade.
É aplicável a comunidades (e cidades) de todos os tamanhos, estruturas e tipos, em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, em nível local, regional ou nacional, e em áreas urbanas ou rurais definidas, em seu respectivo nível de responsabilidade.
A norma pretende ajudar as comunidades a se tornarem mais resilientes, inteligentes e sustentáveis, para assegurar a implementação das suas propósitos, visões e políticas de desenvolvimento sustentável (através de estratégias, programas, projetos, planos, serviços, indicadores e métricas), e demonstrar e comunicar as suas realizações. Para isto, ela define:
- Resiliência – capacidade de adaptação de uma organização em um ambiente complexo e em mudança;
- Inteligência – qualidade de contribuição ao desenvolvimento sustentável e resiliência, através de sólida tomada de decisão e a adoção de uma perspectiva de curto e longo prazo.
Apesar de não estabelecer níveis de referência ou de desempenho, ela também tem por intenção:
- melhorar o desenvolvimento sustentável nas comunidades, sua eficiência, atratividade e a sinergia entre os diversos atores contribuintes;
- ajudar na evolução das abordagens integradas, multidisciplinares e holísticas;
- avaliar o desempenho das comunidades em direção ao desenvolvimento sustentável e os níveis de inteligência e resiliência atingidos;
- cumprir obrigações de conformidade.
Pretende também fornecer orientações para as organizações que implementam outros sistemas de gestão que são compatíveis com esta Norma, tais como a ISO 14001, ISO 45001, ISO 50001 e ISO 26000.
Esta norma é baseada no mesmo Plan-Do-Check-Act (PDCA) e estrutura da versão 2015 da ISO 9001 e ISO 14001, como ilustrado na figura abaixo.
Esta norma reforço a adoção do modelo ISO de Sistemas de Gestão, consagrado pelas normas ISO 9001 e ISO 14001.
—
Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria
Consulte nossos serviços de Consultoria, Treinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão de Sustentabilidade, inclusive nas Normas ISO 14001 – ambiental e ISO 50001 – energia.