» Definir um plano de ação
» Treinar os vários públicos e auditores
» Orientar na implantação das ações
» Conduzir a Auditoria Interna
Quais os Benefícios da ISO 26000:2010?
∞ melhoria da imagem institucional.
∞ melhoria do diálogo com as partes interessadas.
∞ efetivo cumprimento à legislação .
∞ redução da poluição, do uso de materiais e de energia.
∞ aumento das competências, conscientização e do aprendizado organizacional e individual.
∞ mensuração dos resultados relacionados à responsabilidade social.
Um dos temas de maior relevância no meio empresarial é o da busca da sustentabilidade, através da responsabilidade social como meio. A maioria das empresas adota uma série de práticas com a finalidade de contribuição à sociedade, incluindo-se aí o respeito ao meio ambiente. Ela é consenso entre acionistas, investidores, financiadores, comunidades, governos, etc. Diversas pesquisas de instituições de renome e estatísticas dos índices de sustentabilidade das bolsas de valores mostram que ações de empresas comprometidas com a responsabilidade social e a sustentabilidade se valorizam mais que as demais.
Modelos distintos são empregados para sistematizar a gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social, como a SA 8000, Indicadores Ethos, AA 1000 e outros critérios socioambientais.
Com a aprovação em 2010 da Norma ISO 26000 – Responsabilidade Social, gerou-se um consenso internacional sobre a abrangência e requisitos para a implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Sustentabilidade/Responsabilidade Social – SGRS. Este documento define diretrizes abrangentes sobre a responsabilidade sócio-ambiental, incluindo assuntos já cobertos pelas normas SA 8000 e ISO 14001, além de outros como Governança, Direitos Humanos, Envolvimento/ Desenvolvimento Comunitário, Questões de Consumidores e Práticas Justas de Operação, como ilustrado na figura a seguir.
A certificação/reconhecimento de um SGRS pode ser obtida em condições específicas, conforme modelos criados para tal fim, como a brasileira NBR 16001 (baseado na ISO 26000, e baseada nas norma ISO de Sistemas de Gestão, como a ISO 14001), a SA 8000 (criada em 1997 e gerenciada pela SAI, com mais de 3500 empresas certificadas), Indicadores Ethos ou outros modelos próprios.
A ellux pode auxiliar sua empresa na concepção, implementação ou melhoria do SGRS. As atividades que desenvolvemos, seja em conjunto com o pessoal da empresa ou definidas pela consultoria com a sua aprovação são: