Já conversamos em artigo anterior sobre a premente necessidade de adoção de gestão de crises e de continuidade dos negócios neste momento único na história da humanidade. E eis que um minúsculo vírus causa centenas de milhares de mortes, derruba as economias e causa isolamento social em bilhões de pessoas…
Diante do imenso impacto do COVID19, a ABNT, através da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos montou uma força tarefa (da qual participei) para traduzir para o português, de forma rápida uma série de normas ISO com o tema “segurança e resiliência”, cuja publicação será de grande valor para a continuidade dos negócios.
As 6 normas a seguir entraram na terça feira (13/05/20) em Consulta Nacional no site da ABNT, que transcorrerá de forma expedita e se encerrará no dia 27/05/20. A expectativa da ABNT é, dependendo dos comentários feitos, de obter a publicação de todas elas ainda em Maio/2020.
- NBR ISO 22301, Segurança e resiliência — Sistemas de gestão de continuidade de negócios — Requisitos
- NBR ISO 22313, Segurança da sociedade — Sistemas de gestão de continuidade de negócios — Orientações
- NBR ISO 22316, Segurança e resiliência – Resiliência organizacional – Princípios e atributos
- NBR ISO TS 22317, Segurança da sociedade – Sistemas de gestão de continuidade de negócios – Diretrizes para análise de impacto nos negócios (BIA)
- NBR ISO 22320, Segurança e resiliência – Gestão de emergência – Diretrizes para gestão de incidentes
- NBR ISO 22322, Segurança da sociedade – Gestão de emergência – Diretrizes para aviso público
Vale lembrar que a ISO 22301, norma objeto de esquema de certificação, foi aprovada em outubro de 2019, e a ISO 22313 foi aprovada em fevereiro de 2020.
As organizações certamente encontrarão grande valor nestas normas, não somente neste momento de mitigação dos impactos da pandemia, mas também na reinvenção dos negócios e do “novo normal”, “pós-normal”, “sociedade 5.0” (como citada por vários filósofos e futuristas, como Gil Giardelli) e as outras várias denominações que surgiram antes e durante a pandemia para designar o futuro próximo.
Todos temos de ser resilientes e com uma capacidade de gestão, adaptação e agilidade para sobreviver diante dos muitos riscos, e aproveitar as grandes oportunidades que se apresentam no olho da pandemia.
Todos voltamos ao primeiro nível básico de sobrevivência da escala de 5 níveis de necessidades de Albert Maslow e da escala mais moderna de 7 níveis de Richard Barrett (sobre a evolução pessoal, interpessoal e das organizações), Agora temos de retomar nossa evolução da consciência e da sociedade, de forma mais humana e cooperativa!
Contribua com a sua avaliação na consulta nacional das normas!
Michel Epelbaum – Diretor da Ellux Consultoria
Diretor da Ellux Consultoria. Tem mais de 25 anos de experiência nacional e internacional em gestão de sustentabilidade, qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional e segurança, e compliance. É membro dos Comitês Técnicos da ABNT de Gestão Ambiental, Antissuborno, Riscos, Governança, Responsabilidade Social e Energia. É Lead Assessor nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 45001, ISO 19600 e ISO 37001.
Consulte nossos serviços de Consultoria, Treinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão, inclusive nas Normas ISO 31000, ISO 14001, ISO 9001, ISO 37001, ISO 19600, ISO 45001, ISO 26000 e ISO 50001.
Saiba mais em nossos posts relacionados:
Coronavirus e Sistema de Gestão da Continuidade do Negócio
Adaptação das Auditorias de Certificação dos Sistemas de Gestão ISO à Pandemia
Coronavirus e Petróleo: Contexto, Gestão de Riscos e Sistemas de Gestão ISO