Quando você pensa em Diversão, o que vem a sua mente? Algo como relaxar, dar boas risadas, aproveitar uma festa, ir ao cinema, navegar nas redes sociais?
Esta é a imagem mais comum que temos de diversão diretamente ligada ao entretenimento. Não está errada mas certamente não traduz toda a gama de possibilidades que podemos ter com a Diversão.
Uma das capacidades mais interessantes do divertimento é o de alterar nossa percepção do tempo. Quando estamos entretidos e concentrados em alguma atividade, deixamos de perceber a noção de tempo. Não raro, perdemos até o horário de outras atividades.
É muito difundida a expressão: “Primeiro a obrigação e depois a Diversão!” Mas será que estas duas atividades não poderiam ser concomitantes? Porque não tornar a obrigação mais divertida/agradável?
Gamificação e os 4 tipos de diversão
Conforme citei no último item do artigo 7 Fatores que podem atrapalhar o sucesso de uma Gamificação , Nicole Lazzaro classificou a diversão em 4 tipos: Easy Fun, Social Fun, Hard Fun e Serious Fun.
Vamos a eles então:
Easy fun – a diversão fácil, descontraída, casual como estar com amigos. É engraçado porque é fácil.
Hard fun – diversão pelo desafio da experiência. Como obstáculos, solução de problemas, mudar de nível, alcançar a maestria, etc .
People fun – divertir-se com pessoas, por trabalhar com outras pessoas, em equipe, socialização, interação social.
Serius fun – realizar coisas significativas, objetivos mais nobres que sejam boas pro planeta, para a comunidade que tenham significado que pode até mesmo ser só dentro do jogo.
Gamificação, Flow e Aprendizado
Quando estamos nos divertindo não raro entramos em um estado de concentração total naquilo que estamos fazendo – Teoria do Flow – Mihaly Csikszentmihalyi. Entramos em uma realidade diferente da realidade cotidiana na qual tudo flui mais facilmente e nossas capacidades e habilidades estão em equilíbrio.
Diversão, Flow e Treinamentos
Neste post já vimos como os vários tipos de diversão podem facilitar o aprendizado. E como podemos proporcionar aos participantes de um treinamento entrarem no Estado de Flow e com isto absorverem muito melhor os conteúdos? Seguem algumas dicas que costumamos utilizar em nossos treinamentos:
Propor desafios – quando somos desafiados nos concentramos para resolver. Focamos na resolução do problema. Vale comentar que para entrar em Flow é necessário que o grau de desafio oferecido seja compatível com o grau de competência atual da pessoa. Caso contrário pode gerar frustração e desinteresse pela atividade.
Utilizar Storrytelling – as narrativas nos levam para uma realidade diferente da que estamos habituados.
Estimular a motivação intrínseca – o que motiva é a própria jornada, interesse pelo momento, pelo processo. Ter um senso de engajamento. Não buscar apenas o resultado final e o sucesso.
Despertar o sentimento de clareza – saber o que precisa ser feito e quão bem está sendo feito. Com metas claras e alcançáveis.
Utilizar Músicas – escolher músicas de fundo que auxiliem na fluidez das atividades.
Com estes recursos é possível aumentar o bem-estar e o desempenho dos participantes durante os treinamentos, aumentando consideravelmente sua performance.
Rosa A Epelbaum – diretora da Ellux Consultoria
Consulte nossos serviços de Consultoria, Treinamento, Auditoria e Gamificação em Sistemas de Gestão e Sustentabilidade.
Para saber mais:
Gamificação e a mudança de hábitos
7 fatores que podem atrapalhar o sucesso de uma gamificação
Gamificação: Interessante ferramenta para engajar funcionários
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Gamificação como ferramenta para melhoria da aprendizagem
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