Dia Mundial do Meio Ambiente Ofuscado pela Crise

Crise e Sustentabilidade

E neste frio outono, as crises se sucedem, não dando sossego para os brasileiros. Um tornado de problemas políticos, econômicos, sociais, ambientais e éticos…

Os olhos e ouvidos dos brasileiros estão divididos entre o tiroteio de denúncias/ escândalos e a crise econômica. Não sobra espaço para a preocupação com a sustentabilidade

Mas os eventos extremos se multiplicam no Meio Ambiente, além da economia e política:

– “microexplosão”, ocorrida em Campinas/SP e cidades próximas no início de junho…. Até poucos anos atrás, os furacões não eram um fenômeno com ocorrência dentro do Brasil (o primeiro já registrado no Atlântico Sul foi o Catarina, em 2004), e agora descobrimos mais esta…;

– em 2015 e 2016 temos o “El Niño” seguido de “La Niña”, mudanças de temperatura no Oceano Pacífico que contribuem para mudanças climáticas mais acentuadas e eventos extremos;

O clima afeta sobremaneira o nosso dia a dia. O clima afeta a energia, e a energia afeta o clima (e também a humanidade)…

Em 26/04 completaram-se 30 anos do grave acidente nuclear de Chernobyl, pelo que vale expor os dados deste exemplo de impacto da geração de energia (fonte: estudo para a ONG dirigida pelo ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, in Jornal O Estado de São Paulo, 27/04/16):

– morte de 31 pessoas;

– exposição à radiação de cerca de 10 milhões de pessoas, principalmente russos, ucranianos e bielo-russos;

– destruição do meio ambiente da região, retirada de 1 milhão de pessoas da região, com o esvaziamento de 96 cidades/vilarejos;

– efeitos neuropsicológicos afetando toda uma geração;

– custos totais de US$ 700 bilhões;

– 95% do material contaminado não foram devidamente cobertos ou enterrados.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia mundial do meio ambiente, comemorado anualmente em 05/06, passou quase em brancas nuvens neste ano, ofuscado e diminuído por todas as questões políticas e econômicas conjunturais… E continuamos entre a cruz e a espada,ambiental nesta batalha entre a solidariedade/zelo (pelo planeta/biodiversidade/pessoas) e o individualismo diante da sobrevivência, ainda mais nos atuais momentos de crise.

Que os visionários, os corajosos, os éticos, os cooperativos, os amorosos e os sábios liderem a humanidade, mirando o futuro, bem além deste frio outono…

Michel Epelbaum  diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão, inclusive nas Normas ISO 14001:2015 e ISO 50001.

Saiba mais em nossos posts relacionados:

UM OFUSCADO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – MAKE OUR PLANET GREAT AGAIN 

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE OFUSCADO PELA CRISE 

22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA 

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – BOAS E MÁS NOTÍCIAS

Gostou? Compartilhe este post!

1 Comments

  1. Pingback: Dia Mundial do Meio Ambiente

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 20 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA e outros modelos.