dia mundial do meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente e nossos dilemas éticos de cada dia

Design by Freepik

No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que em 2019 recebeu o tema #VençaAPoluiçãoDoAr, chamando governos, setor privado, comunidades e indivíduos a se conscientizarem sobre os grandes impactos da poluição do ar, e a tomar ações para preveni-la. O aquecimento global é o maior risco global, como identificado pelo Fórum Econômico Mundial em 2019, e está entre os maiores riscos globais há anos.

Neste dia, refletindo sobre os dados globais e brasileiros a respeito da proteção ao planeta, a preocupação toma conta com os rumos dados pelos nossos líderes e cidadãos:

Vemos com ainda maior ansiedade e tristeza os rumos que nossa nação está tomando em relação ao meio ambiente:

Vemos com pessimismo o retrocesso do tratamento das questões ambientais pelo Governo Bolsonaro (na esteira do rumo dado pelo Governo Trump ao tema), seja nas alterações propostas para o Código Florestal, desmonte de estruturas de fiscalização e licenciamento. A simplificação do licenciamento pode ter um lado positivo de agilidade, o que faz parte de um necessário “choque de realidade”, mas desde que não leve a redução da qualidade ambiental.

Vemos uma realidade de gestão de riscos muito subestimada e não seguida quando envolve desembolsos financeiros significativos (como no caso da Vale), ou até mesmo negligente (caso do CT do Flamengo e do Museu Nacional). Ainda assistimos aos descalabros da corrupção, que retira dinheiro público do saneamento básico, saúde, educação e meio ambiente.

Por outro lado, vemos com otimismo a ascensão do Partido Verde nas recentes eleições da Comunidade Europeia.

Num mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), lidamos como nunca com medos, egoísmo, a rapidez necessária, a objetividade insensível, a falta de diálogo, a falta de ética, a superficialidade…  Quando falamos de meio ambiente e responsabilidade social, nos reconectamos a sentimentos e atitudes humanas positivas de amor, cooperação, relacionamento, beleza, conexão, empatia.  Enfrentamos diariamente estes dilemas éticos… E temos de ensinar a nossos filhos os valores mais nobres e humanos, se quisermos evoluir!

Vamos nos engajar neste desafio da transformação pessoal e das instituições para a evolução humana e planetária, em direção ao desenvolvimento sustentável?

“Todo mundo pensa em deixar um planeta melhor para nossos filhos… Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?” – Autor desconhecido.

Michel Epelbaum – Diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de  ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão, inclusive nas Normas  ISO 14001, ISO 26000 e ISO 50001.


Saiba mais em nossos posts relacionados!


gestão da água
A Importância da Gestão da Àgua

dia do meio ambiente
Um Ofuscado Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – MAKE OUR PLANET GREAT AGAIN

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 20 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA e outros modelos.