Todo ano, na segunda quinta-feira de novembro é comemorado em vários países o Dia Mundial da Qualidade, criado pela Organização das Nações Unidas em 1990, com o objetivo de debater a importância da qualidade dentro das empresas, conscientizar e incentivar as organizações a buscarem constante desenvolvimento.
Na semana passada participei de eventos e palestras em eventos relacionados ao Dia Mundial da Qualidade, como o “V SEMINÁRIO ABQ QUALIDADE SÉCULO XXI – A Era da Transformação”, além de outros não relacionados, como a HSM EXPO 2018 e o lançamento do Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental – IPRC.
Dentre os pontos discutidos, ressalto:
Mudanças Tecnológicas
(fonte: palestras dentro do V Seminário ABQ QUALIDADE SÉCULO XXI – A Era da Transformação; palestra “Transformação digital na, com e para a educação” na HSM EXPO, de Sílvio Meira)
- O avanço tecnológico representado pela Quarta Onda, Indústria 4.0 (Quarta Revolução Industrial) e outros associados, incluindo a inteligência artificial, Internet das Coisas e o Big Data;
- A digitalização ora em andamento e suas consequências sobre a produtividade e a competitividade – ex: em 2017 as vendas online ultrapassaram pela primeira vez as vendas físicas nas lojas (Estados Unidos).
Transformação dos produtos em serviços
(fonte: palestras dentro do V Seminário ABQ QUALIDADE SÉCULO XXI – A Era da Transformação)
- “Todo produto é um serviço!!!” (citação de Theodore Levitt, 1961 – não existe dicotomia entre produtos e serviços, pois tudo é serviço).
- “O futuro dos produtos são os serviços”.
- “Toda empresa será tecnológica e de serviços, ou morre!”.
- “O Futuro dos Serviços é a digitalização!”.
Organizações Exponenciais
(fonte: palestra HSM Expo – Transformações exponenciais: o paradigma da inovação em organizações que precisam adaptar sua liderança e cultura para o futuro – Francisco Milagres)
Como as organizações estão encarando o desafio tecnológico e as transformações exponenciais, demandando:
- Propósito massivo transformador;
- Inovação empoderada;
- Modelos de negócios baseados em dados;
- Encantamento do cliente.
Impactos na Sociedade e Ser Humano
- Transformação dos empregos (fonte: palestra “Transformação digital na, com e para a educação” na HSM EXPO, de Sílvio Meira). Grande chance de eliminação de empregos como operadores de telemarketing e operadores de câmeras (vídeo, cinema, TV);
- Novos hábitos (fonte: palestra “Transformação digital na, com e para a educação” na HSM EXPO, de Sílvio Meira) – grande aumento do tempo passado online (mais que dobrou desde 2008, sendo que o tempo no celular mais que decuplicou, da massa de mensagens e informações trocadas, e da velocidade da “vida online” – um exemplo: 58% das mensagens é respondida em menos de 1 minuto…; grande dispêndio de horas das crianças em jogos – uma criança passa mais horas jogando até os 15 anos do que a carga horária de um curso de engenharia civil do ITA…
- Educação (fonte: palestra “Transformação digital na, com e para a educação” na HSM EXPO, de Sílvio Meira) – a necessidade de fazer evoluir o processo educacional (que ainda é reconhecidamente similar ao usado no século XIX, apesar de avanços em alguns locais e países).
- Humanização da tecnologia e das empresas (fonte: palestras dentro do V Seminário ABQ QUALIDADE SÉCULO XXI – A Era da Transformação) – a necessidade de humanizar a experiência no mundo digital. A inteligência pode ser em parte substituída, mas não a consciência humana.
- Risco comportamental (fonte: lançamento do IPRC) – a demanda de considerar o comportamento humano e seus riscos, dado que é racional e emocional simultaneamente.
Com todas estas mudanças, a vida de cada um de nós vem se alterando dramaticamente, com grande aceleração, com mudanças na forma de pensar, raciocinar, tomar decisões e aprender.
Quanto ao meio empresarial, grandes transformações estão ocorrendo e são esperadas, cabendo aos gestores entender e liderar, alinhados a propósitos e valores compatíveis com os novos tempos.
A velocidade e a força das mudanças são desafiadoras e assustam… mas trazem sempre a oportunidade de criarmos uma sociedade e um futuro melhor com qualidade como elemento central.
Michel Epelbaum – Diretor da Ellux Consultoria
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Saiba mais sobre este assunto em nossos posts relacionados:
Reflexões sobre a Implementação na Prática da ISO 9001 e 14001:2015 Parte 1
Reflexões sobre a Implementação na Prática da ISO 9001 E 14001:2015 Parte 2