“Vivendo e aprendendo a jogar, vivendo e aprendendo a jogar. Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo mas aprendendo a jogar.” – Elis Regina
Não faltam exemplos que comparem a vida com o jogo. Em ambas as jornadas nós temos desafios, fases, perdas e ganhos, premiações, encantamentos, surpresas, diversão, competição e feedbacks.
Mas afinal, o que é Gamificação?
Existem algumas definições para Gamificação. Entre elas:
“O uso de design de experiências digitais e mecânicas de jogo para motivar e engajar as pessoas para que elas atinjam seus objetivos.” – Gartner citado no livro Gamificar de Brian Burke.
“Gamificação é a utilização de mecânica, estética e pensamento baseados em games para engajar pessoas, motivar a ação, promover a aprendizagem e resolver problemas.” – Karl Kapp citado no livro Gamification da Flora Alves.
E qual a diferença entre Jogo e Gamificação?
Para entendermos melhor as diferenças, primeiramente vamos falar sobre as similaridades. Tanto o Jogo como a Gamificação:
- Utilizam mecânicas como pontuação, desafios e recompensas,
- São interativos e divertidos,
- Utilizam o senso de progressão.
A diferença fundamental é o objetivo! Nos jogos o objetivo é o entretenimento e na Gamificação o propósito é a motivação – envolver as pessoas de maneira que seja significativo para elas e com isto alcancem resultados.
E como, na prática, a Gamificação engaja e motiva as pessoas?
Primeiramente porque é divertido! Como dito anteriormente a Gamificação utiliza vários recursos de games. Estes recursos foram divididos por Marc Leblanc em 3 partes de uma Pirâmide: Dinâmicas, Mecânicas e Componentes conforme a figura e explicação abaixo:
FIGURA 1 – PIRÂMIDE COM OS ELEMENTOS DA GAMIFICAÇÃO
1 – Dinâmicas: é a estrutura por trás do jogo.
2 – Mecânicas: são as ações envolvidas.
3 – Componentes: são as maneiras específicas de como será o desenho da Gamificação.
Além do engajamento quais outros benefícios a Gamificação pode nos oferecer?
- Aprender de forma lúdica – os projetos de Gamificação são elaborados para que a experiência seja divertida. Os usuários trocam pontos, ganham medalhas, escolhem cenários, criam avatares.
- Conquistar habilidades e superar obstáculos – muitas gamificações são realizadas em etapas de progressão, a cada etapa o participante precisa vencer desafios e superar obstáculos. É comum o aprendizado de novas habilidades estar presente nestes desafios.
- Trabalhar em equipe, colaborar – As soluções permitem o trabalho em equipe, e/ou a colaboração com outros jogadores como doação de pontos, dar dicas das fases posteriores, postar comentários que agregam, etc.
- Adquirir novos hábitos – muitas soluções gamificadas têm como desafios a criação de novos hábitos como praticar algum esporte, incluir alimentos saudáveis no cardápio diário, diminuir a geração de resíduos, etc.
Vamos Gamificar?
Rosa A Epelbaum – diretora da Ellux Consultoria
Consulte nossos serviços de Consultoria, Treinamento, Auditoria e Gamificação em Sistemas de Gestão e Sustentabilidade.
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