O Acordo de Paris para o combate às mudanças climáticas, definido em dez/15, atingiu no último dia 05 o limite mínimo de adesões para entrar em vigor, depois que 72 países (responsáveis por 56,75% das emissões de gases de efeito mundiais) ratificaram o texto (era necessária a oficialização por 55 países, responsáveis por 55% das emissões). O tempo de ratificação é recorde (apenas 10 meses), e dá mais força e tempo para os países se planejarem e implementarem suas medidas de redução de emissões.
O Acordo de Paris deve entrar em vigor oficialmente em 04 de novembro, véspera do início da Conferência do Clima de Marrakesh, primeira reunião dos países para decidir os próximos passos do acordo.
Os países começarão a fazer seus planos para implementar ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aumento da temperatura média do planeta a menos de 2°C até 2100 (com esforços para ficar em no máximo 1,5°C). Porém, por enquanto, as metas internas de redução anunciadas pelos países, em sua somatória, não são capazes de atingir esta redução de temperatura (a previsão atual é de que o mundo aqueceria em torno de 3°C até 2100).
E enquanto isso o planeta continua aquecendo. Em agosto/16, pelo 11º mês consecutivo, a Terra bateu recordes históricos de calor, conforme divulgou a agência espacial americana (NASA) no dia 14/09. Mantendo o ritmo pelos próximos meses, 2016 deverá bater pelo terceiro ano seguido o recorde de ano mais quente já medido.
Que venham as ações para redução das emissões!! E rápido!!
Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria
Consulte nossos serviços de Consultoria, Treinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão da Sustentabilidade e Meio Ambiente, inclusive nas Normas ISO 14001 – ambiental e ISO 26000 – responsabilidade social.