Sistema Gamificado

Como Estruturar um Sistema Gamificado

Nos posts anteriores,  apresentamos diversas vantagens em utilizar um Sistema Gamificado como:  diversão, mudança de hábitos, engajamento de funcionários e melhoria da aprendizagem.

Mas, como estruturar um Sistema Gamificado?

Algumas pessoas têm a impressão de que para elaborar um projeto de Gamificação é só inserir pontuações,  premiações e ranking.

Mas na verdade não é bem assim, a estrutura de um bom Sistema Gamificado é complexa e exige inúmeras considerações, como, por exemplo:

  • O meu jogo tem objetivos claros?
  • Quais as motivações dos jogadores?
  • O que o jogador precisa saber em cada momento do jogo?
  • Esta gamificação está divertida?
  • Qual o Tema?
  • A mecânica está funcionando?
  • Que problemas têm que ser resolvidos?

Game Design – A Deck of Lenses

Jesse Schell  é um game designer que trabalhou detalhadamente estas questões.

Ele escreveu o livro: The Art of Game Design e desenvolveu um aplicativo para auxiliar na criação de jogos e gamificações: Game Design – A Deck of Lenses – gratuito e disponível para Android e IOS.

Esta ferramenta pode ser utilizada tanto no momento da criação como na fase final a fim de checar se o jogo foi bem feito e se não há falhas que devem ser corrigidas.

Gosto de utilizá-la na fase final da elaboração do Sistema Gamificado para checar se tudo está funcionando de acordo e se não me esqueci de algum elemento importante.  É possível criar um check list versátil e personalizado.

O formato é bem interessante e prático: como o próprio nome sugere – Deck of Lenses – “baralho de lentes” ou lentes de feedback . São 112 princípios (mais o princípio do infinito). (Claro que dependendo do projeto nem todos os princípios serão aplicados.)

Cada princípio é apresentado em uma carta e a ideia é ampliar a visão em cada um destes conceitos que aparecem nos jogos – literalmente colocar uma lente sobre cada um deles.

Exemplos de princípios: beleza, obstáculos, história, surpresa, time, momentos, status, jornada do herói, quebra cabeça e outros.

Cada carta contem um conceito, uma ilustração, a explicação do conceito e algumas perguntas norteadoras para que você pense na sua Gamificação.

É possível ordenar estas cartas por diferentes perspectivas:  do designer, do  jogador, da experiência, do processo e do game.  Também é possível tirar cartas aleatórias, ordená-las de diversas formas e classificar as cartas como favoritas.

 

A equipe da Ellux Consultoria esta a disposição para auxiliar você e sua empresa na estruturação de um Sistema Gamificado!

Rosa A Epelbaum – diretora da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento, Auditoria e Gamificação em Sistemas de Gestão e Sustentabilidade.

Para saber mais:

Gamificação, Diversão e Treinamentos

Gamificação e a Mudança de Hábitos

7 Fatores que podem atrapalhar o sucesso de uma gamificação

Os principais benefícios da Gamificação

Gamificação como ferramenta para melhoria da aprendizagem

Gamificação: Interessante ferramenta para engajar funcionários

Os principais benefícios da Gamificação

SUCESSO NA GAMIFICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O PERFIL DOS JOGADORES!

 

 

Gostou? Compartilhe este post!

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 45001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, DSC 10000, BPM e outros modelos.