Projeto (fonte: ISO 9000)

Processo único que consiste em um conjunto de atividades controladas e coordenadas, com datas de início e conclusão, realizado para alcançar um objetivo em conformidade com requisitos especificados, incluindo as limitações de prazo, custo e recursos.

NOTA 1 Um projeto individual pode fazer parte de uma estrutura de um grande projeto e geralmente tem uma data de início e fim.

NOTA 2 Em alguns projetos, os objetivos e o escopo são atualizados e as características do produto ou serviço são definidas progressivamente, à medida que o projeto avança.

NOTA 3 A saída de um projeto pode ser uma ou várias unidades de produto ou serviço

NOTA 4 A organização do projeto é normalmente temporária e estabelecida para o tempo de vida do projeto.

NOTA 5 A complexidade das interações entre as atividades do projeto não é necessariamente relacionada ao tamanho do projeto.

[FONTE: ABNT NBR ISO 10006:2006, 3.5, modificada ‒ Notas 1 a 3 foram modificadas]

 

Atividade (fonte: ISO 9000)

Menor unidade de trabalho em um projeto.

[FONTE: ABNT NBR ISO 10006:2006, 3.1, modificada]

Gestão de projeto (fonte: ISO 9000)

Planejamento, organização, monitoramento, controle e relato de todos os aspectos de um projeto e a motivação de todos os envolvidos no alcance dos objetivos do projeto.

[FONTE: ABNT NBR ISO 10006:2006, 3.6]

 

Projeto e desenvolvimento (fonte: ISO 9000)

Conjunto de processos que transformam requisitos para um objeto em requisitos mais detalhados para aquele objeto.

NOTA 1 Os requisitos que formam a entrada para projeto e desenvolvimento são frequentemente resultado de pesquisa e podem ser expressos de uma forma mais ampla e mais geral do que os requisitos que formam a saída do projeto e desenvolvimento. Os requisitos são geralmente definidos em termos de características. Em um projeto pode haver diversos estágios de projeto e desenvolvimento.

NOTA 2 As palavras “projeto” e “desenvolvimento” e o termo “projeto e desenvolvimento” são algumas vezes usados como sinônimos e algumas vezes usados como estágios diferentes do projeto e desenvolvimento global.

NOTA 3 Um qualificativo pode ser aplicado para indicar a natureza do que está sendo projetado e desenvolvido (por exemplo, projeto e desenvolvimento de um produto, serviço ou processo).

 

Plano de gestão do projeto (fonte: ISO 9000)

Documento que especifica o que é necessário para atender ao(s) objetivo(s) do projeto.

NOTA 1 Convém que um plano de gestão do projeto inclua ou faça referência ao plano da qualidade do projeto.

NOTA 2 O plano de gestão do projeto também inclui ou faz referência a outros planos como os referentes a estruturas organizacionais, recursos, organograma, orçamento, gestão de riscos, gestão ambiental, gestão de segurança e saúde e gestão de segurança fí sica, conforme apropriado.

[FONTE: ABNT NBR ISO 10006:2006, 3.7]

 

Caminho crítico (fonte: ISO 21500)

Sequência de atividades que determina a data do término mais cedo possível do projeto

 

Ciclo de vida do projeto (fonte: ISO 21500)

Conjunto definido de fases a partir do início até o fim do projeto

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 45001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, DSC 10000, BPM e outros modelos.