Megatrends e a Gestão Empresarial

O futuro ferve

HSM 2017

Na semana passada assisti a diversas palestras em dois eventos: o HSM Expo (com o tema O futuro ferve) e o IV SEMINÁRIO ABQ QUALIDADE SÉCULO XXI – Qualidade Inovadora e Sustentável.

Neste texto chamo a atenção para algumas das mudanças em andamento, que impactam significativamente o ambiente de negócios empresarial, subsidiando a identificação das questões a serem avaliadas nos processos de planejamento estratégico.

Quarta Onda

Alguns autores falam que entramos na Quarta Onda, da capacidade de aprendizagem e da inteligência (as 3 primeiras foram identificadas no livro A Terceira Onda de Alvin Toffler em 1980, que se referia ao conhecimento, à computação e aos serviços, substituindo a primeira onda – agricultura, e a segunda onda – indústria).

Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial

Falou-se muito sobre a grande transformação representada pela Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial (termo originário de um projeto estratégico de alta tecnologia do Governo Alemão que promove a informatização da manufatura) que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem, que se comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real (1ª revolução industrial – mecanização da produção usando água e energia a vapor; 2ª revolução industrial – produção em massa com a ajuda da energia elétrica; 3ª revolução industrial – revolução digital, da eletrônica e da tecnologia da informação para automatizar ainda mais a produção.)

Megatrends e as Mudanças Individuais

Algumas megatrends e outras tendências emergentes:

Força tecnológica e conectividade permanente – internet das coisas, vidas & mídias digitais, tecnologia exponencial que dobra de poder a cada 12 a 24 meses (p.ex. impressoras 3D, robótica, inteligência artificial, nanotecnologia), cidades e objetos inteligentes e autônomos (p.ex. TV, carro); agrobussiness inteligente, gamificação;

Globalização digital – mercados sem fronteiras, multiculturalismo & multireligiões, finTechs, criptomoedas e blockchain;

Demografia e mudanças sociais – novo mapa do mundo como consequência da mudança da pirâmide demográfica e dos movimentos geográficos, onde mobilidade é a palavra de ordem. Mudanças das novas gerações: busca de propósito, ética e autenticidade, vida wellThy (welness + healthy) com busca da felicidade, empreendedorismo crescente, carreiras longas e diversificadas e nômades urbanos;

Ambiente e recursos energéticos – energia solar e eólica (além dos combustíveis fósseis), economia circular e preocupação ambiental, desmaterialização, guerra pela água;

Poder da sociedade (crowd, wiki) – O poder da conexão, das mídias sociais e das pessoas no mundo digital tem fortalecido a voz do cidadão, compartilhamento & co-criação, big data analytics;

Evolução genética – genoma personalizado, medicina regenerativa, health techs & manipulação genética.

Com todas estas mudanças, a vida de cada um de nós vem se alterando dramaticamente, com grande aceleração. Inclusive mudando a forma como pensamos, raciocinamos e tomamos decisões. E a forma como aprendemos (educação híbrida).

Megatrends e a Gestão Empresarial

Quanto ao meio empresarial, grandes transformações estão ocorrendo e são esperadas, e cabe aos gestores entender, assumir a liderança, avaliar os riscos e oportunidades, planejar e buscar a melhoria da gestão. Iniciando pela busca de seus propósitos e valores, com ética e integridade.

Certamente ganham força e se tornam cada vez mais centrais no negócio:

integridade, ética e compliance.

sustentabilidade e responsabilidade social, cooperação com a sociedade, diálogo com as partes interessadas e preocupação integral com o ser humano.

gestão de riscos e de crises.

inovação, tecnologia, criatividade e qualidade.

gestão de energia.

A velocidade e a força das mudanças são desafiadora e assustam… mas trazem sempre a oportunidade de assumirmos a liderança do processo e de criarmos o futuro…

Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão.

Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 15 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, ISO 45001, DSC 10000 e outros modelos.