Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança

Diversos modelos normativos em vários países têm sido buscados para estruturar a gestão da saúde ocupacional e segurança (SST), considerando a crescente preocupação com acidentes e doenças provocados pelo trabalho. Dentre eles, o que tem se mostrado mais eficaz é a norma OHSAS 18001, aprovada em 1999 por alguns organismos governamentais de acreditação e entidades certificadoras, pois apresenta as seguintes vantagens:

  possibilita a integração com os sistemas de gestão da qualidade e meio ambiente.

  permite a certificação independente e o reconhecimento externo.

  está estruturada seguindo o modelo mundialmente conhecido do ciclo PDCA – planejar, desenvolver, checar e atuar, conforme segue:

A Norma OHSAS 18001 estabelece um sistema de gestão de SST.

  • assegurar a acionistas, clientes, comunidade, governo e outras partes interessadas o compromisso para com a SST, assim como comunicar os resultados que o evidenciem.
  • efetivo cumprimento à legislação vigente, evitando multas, vulnerabilidades, passivos, acidentes e doenças ocupacionais.
  • redução dos riscos ambientais, dos processos e das tarefas, com enfoque na prevenção na fonte/causa.
  • aumento das competências, da conscientização e do aprendizado organizacional e individual.
  • redução do custo da conformidade legal, ao longo dos anos.
  • organização dos processos de gestão de SST.
  • mensuração efetiva da melhoria dos resultados em SST.
 Certificação do Sistema de Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança 

Para a certificação do SGS, a empresa deve implementar todos os elementos, demonstrando que tem condições de atender à legislação ocupacional e que desenvolve ações para a melhoria contínua de seus processos e resultados, e à prevenção de riscos.

Está em fase final de aprovação a Norma ISO 45001, baseada na OHSAS 18001 e na estrutura de alto nível para sistemas de gestão da ISO (conforme a figura do PDCA a seguir), que deverá se tornar a referência para este tema.

PDCA Ellux Consultoria

PDCA

A ellux pode auxiliar sua empresa na concepção, implementação ou melhoria do SGS. As atividades que desenvolvemos, seja em conjunto com o pessoal da empresa ou definidas pela consultoria com a sua aprovação são:

  • elaboração de planos de implementação e seu acompanhamento.
  • definição da gestão estratégica, iniciando pelo contexto da organização, passando pela liderança e definição de políticas, objetivos, indicadores e planos de gestão de SST.
  • levantamento e avaliação de riscos ocupacionais.
  • levantamento e avaliação de riscos e oportunidades.
  • concepção de manuais, procedimentos e sistemáticas.
  • elaboração de planos para atuação em emergências.
  • elaboração de planos, ações e materiais de comunicação sobre SST.
  • implementação dos procedimentos.
  • estabelecimento de ações corretivas/preventivas.

Além disto, veja também nossas atividades de auditoria e treinamento que completam o projeto de consultoria!

Ellux Consultoria - há mais de 15 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, ISO 45001, DSC 10000 e outros modelos.