Gamification

Os principais benefícios da Gamificação

 “Vivendo e aprendendo a jogar, vivendo e aprendendo a jogar. Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo mas aprendendo a jogar.” Elis Regina

Não faltam exemplos que comparem a vida com o jogo. Em ambas as jornadas nós temos desafios, fases, perdas e ganhos, premiações, encantamentos, surpresas, diversão, competição e feedbacks.

Mas afinal, o que é Gamificação?

Existem algumas definições para Gamificação. Entre elas:

“O uso de design de experiências digitais e mecânicas de jogo para motivar e engajar as pessoas para que elas atinjam seus objetivos.”Gartner citado no livro Gamificar de Brian Burke.

 “Gamificação é a utilização de mecânica, estética e pensamento baseados em games para engajar pessoas, motivar a ação, promover a aprendizagem e resolver problemas.”Karl Kapp citado no livro Gamification da Flora Alves.

E qual a diferença entre Jogo e Gamificação?

Para entendermos melhor as diferenças, primeiramente vamos falar sobre as similaridades. Tanto o Jogo como a Gamificação:

  • Utilizam mecânicas como pontuação, desafios e recompensas,
  • São interativos e divertidos,
  • Utilizam o senso de progressão.

A diferença fundamental é o objetivo!  Nos jogos o objetivo é o entretenimento e na Gamificação o propósito é a motivação – envolver as pessoas de maneira que seja significativo para elas e com isto alcancem resultados.

E como, na prática, a Gamificação engaja e motiva as pessoas?

Primeiramente porque é divertido! Como dito anteriormente a Gamificação utiliza vários recursos de games. Estes recursos foram divididos por Marc Leblanc em 3 partes de uma Pirâmide: Dinâmicas, Mecânicas e Componentes conforme a figura e explicação abaixo:

pirâmide da gamificação

Pirâmide da Gamificação

FIGURA 1 – PIRÂMIDE COM OS ELEMENTOS DA GAMIFICAÇÃO

1 – Dinâmicas: é a estrutura por trás do jogo.

2 – Mecânicas: são as ações envolvidas.

3 – Componentes: são as maneiras específicas de como será o desenho da Gamificação.

Além do engajamento quais outros benefícios a Gamificação pode nos oferecer?

  • Conquistar habilidades e superar obstáculos – muitas gamificações são realizadas em etapas de progressão, a cada etapa o participante precisa vencer desafios e superar obstáculos. É comum o aprendizado de novas habilidades estar presente nestes desafios.
  • Trabalhar em equipe, colaborar – As soluções permitem o trabalho em equipe, e/ou a colaboração com outros jogadores como doação de pontos, dar dicas das fases posteriores, postar comentários que agregam, etc.
  • Adquirir novos hábitos – muitas soluções gamificadas têm como desafios a criação de novos hábitos como praticar algum esporte, incluir alimentos saudáveis no cardápio diário, diminuir a geração de resíduos, etc.

Vamos Gamificar?

Rosa A Epelbaum – diretora da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento, Auditoria e Gamificação em Sistemas de Gestão e Sustentabilidade.

Gostou? Compartilhe este post!

2 Comments

  1. Pingback: Solução Gamificada

  2. Pingback: Gamificação e a Mudança de Hábitos

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 45001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, DSC 10000, BPM e outros modelos.