Feliz Ano Novo com Energia Sustentável

Feliz Ano Novo com Energia Sustentável – Janeiro 2012

Artigo publicado na Revista “O Setor Elétrico” – Janeiro de 2012 – Ano 7 – Edição 72.

Este primeiro artigo da Coluna “Energia Sustentável” discorre sobre o que é Energia Sustentável e formas de implementá-la:

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2012 como o “Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos”. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para o acesso, uso consciente e geração de energia renovável, de modo a prover acesso universal a modernos serviços de energia, melhorar a eficiência energética global e aumentar a participação das energias renováveis dentro do consumo global.

O que é energia sustentável? A Organização das Nações Unidas (ONU) entende energia sustentável como aquela que é produzida e usada por maneiras que suportarão o desenvolvimento humano de longo prazo, em todas as suas dimensões sociais, econômicas e ambientais. Dentre os impactos ocasionados pela produção e uso da energia, podem-se exemplificar as emissões de gases de efeito estufa, que influenciam o aquecimento global do planeta, e o agravamento de doenças respiratórias da população afetada pela queima ineficiente de combustíveis fósseis e biomassa.

Sustentabilidade é uma palavra que passou a fazer parte do vocabulário dos líderes e personalidades mundiais nos últimos anos, sejam governantes, empresários, artistas ou ativistas. Eventos de destaque internacional passaram a demonstrar a sua preocupação com o desenvolvimento sustentável, como a Copa do Mundo (construção sustentável dos estádios), Olimpíadas de Londres (“primeira olimpíada sustentável da história”) e os desfiles de carnaval.Leia mais!

Autor: Michel Epelbaum

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 45001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, DSC 10000, BPM e outros modelos.