ADEUS 2016. E O QUE ESPERAR DE 2017!

Antes de abandonar de vez o difícil ano de 2016, aí vai meu resumo pessoal em meu último ato de desprendimento:

  1. ECONOMIA – No mundo: BREXIT, e a oficialização da economia de mercado na China. Por aqui, juros altos, estagflação, desemprego, endividamento e baixo investimento;

 

  1. POLÍTICA – No mundo: a onda conservadora no mundo, coroada pela eleição de TRUMP; morte de Fidel Castro (para alguns historiadores, o século XX se encerrou agora…); atos terroristas fazem soar o alarme. No Brasil, a derrocada do PT, impeachment, lava-jato e um novo frágil governo;

 

  1. SUSTENTABILIDADE – entra em vigor o acordo de Paris para mudanças climáticas; se acentua o drama dos refugiados na Europa, Ásia e África;

 

  1. CIÊNCIAS, ARTES & ENTRETENIMENTO – Star Wars “strikes again”; muitos icones se foram (David Bowie, Leonard Cohen, Prince, Cauby Peixoto, D. Paulo Evaristo Arns, Hector Babenco, Carlos Alberto Torres, Ferreira Gullar…); ondas gravitacionais de Einstein foram detectadas 100 anos depois da Teoria da Relatividade; acelerada ascensão e queda do fenômeno Pokemon Go;

 

  1. ESPORTES: Olimpiada da Zika “não deu zica”, Seleção Brasileira de futebol ressurge das cinzas, e Todos Somos Chapecoense!

 

E o que esperar de 2017 (e o que considerar do contexto da organização no nível macro dentro do planejamento estratégico)?

 

  1. ECONOMIA – Consequências da virada conservadora política no mundo. Início da longa trajetória de recuperação econômica no Brasil (queda de juros e inflação, reversão da deterioração do PIB e investimentos)

 

  1. POLÍTICA – mais um ano conturbado: a nova onda conservadora no mundo, liderada pelo imprevisível líder americano; No país: clímax da lava-jato, atingindo políticos maiúsculos de fórum privilegiado; julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE: novo afastamento?

 

  1. SUSTENTABILIDADE – Ano internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Paz, sustentabilidade e gestão são prioridades do novo secretário-geral da ONU. Implementação gradual dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, na prática, recursos limitados para a área…

Colegas profissionais, continuamos a nossa missão, de obter valor da gestão da sustentabilidade, qualidade e riscos, simplificando, integrando, focando nos temas críticos (dentre os quais “compliance”/anticorrupção/antissuborno, prevenção da poluição e Gases de Efeito Estufa, segurança de máquinas, higiene ocupacional, direitos humanos e trabalhistas).

CONSULTE NOSSOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E AUDITORIA EM SISTEMAS DE GESTÃO, INCLUSIVE PARA AS NORMAS ISO 37001 E ISO 19600.

 

Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 15 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, ISO 45001, DSC 10000 e outros modelos.