Acidentes Recentes X Prevenção

Acidentes Recentes X Prevenção

Artigo publicado na Revista “O Setor Elétrico” – Março de 2016 – Ano 10 – Edição 121.

  • Nesta coluna o autor discorre sobre a falta de prevenção e gestão de riscos, falta de cumprimento de requisitos básicos legais, falta de fiscalização – alguns dos fatores da cadeia causal de acidentes recentes com graves consequências ambientais e sociais.

O que há em comum entre o Museu da Língua Portuguesa, a Samarco, os terminais de granéis de Alemoa, localizado em Santos, a boate Kiss, a Heineken, situada em Jacareí e o terminal portuário do Guarujá?  Já sabem, não é?  Falta de prevenção e gestão de riscos, falta de cumprimento de requisitos básicos legais, falta de fiscalização – alguns dos fatores da cadeia causal de acidentes recentes com graves consequências ambientais e sociais.

Sobre a falta de prevenção

Há muitos anos, ouvi uma comparação interessante (se bem que uma generalização seja questionável) entre a cultura japonesa e a brasileira quanto à qualidade: referindo-se ao ciclo PDCA – (P)lanejar, (D)esenvolver, (C)hecar e (A)tuar, ferramenta que também é a estrutura de gestão da ISO 9001 e da ISO 14001 – dizia-se que o japonês privilegiava o P para otimizar o D, enquanto o brasileiro negligenciava o P e concentrava-se no D, muitas vezes atuando como “bombeiro apagando incêndio”. E este tipo de mentalidade causa muitos destes acidentes e problemas que temos visto.

Teria a ver com esta nossa discussão sobre planejamento, prevenção e cultura brasileira…

Leia o artigo na íntegra! 

Autor Michel Epelbaum

Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 15 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, ISO 45001, DSC 10000 e outros modelos.